O Sono é uma parte fundamental da vida humana e desempenha um papel muito importante na preservação da saúde.
Hoje em dia, com a aceleração do ritmo de vida, esta dissonia tornou-se um problema grave que afeta a saúde física e mental.
Devido ao sono pouco reparador, durante o dia o utente pode sofrer de fadiga, astenia, tonturas, dores de cabeça, diminuição da memória, palpitações, agitação e mau humor.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, existem vários fatores que originam a insónia, podendo a sua etiologia ser comum, tal como a disfunção da atividade do Qi (Energia), desequilíbrio entre o Yin e o Yang, perturbações emocionais, excesso de trabalho entre outras situações.
Cada tratamento é personalizado, sempre com o objetivo de tratar a causa da insónia e a restante sintomatologia.
A Acupunctura regula a circulação energética e sanguínea nos meridianos, o que permite tratar vários desequilíbrios, nomeadamente ao tranquilizar a mente melhora a concentração, o raciocínio durante o dia e permite um sono tranquilo à noite.
Poderá ser necessário o recurso à Fitoterapia Chinesa dependendo de cada caso clínico.
É importante aconselhar o utente a ter alguns cuidados com o estilo de vida, optar por um regime alimentar equilibrado, evitar os excessos, fazer exercício físico de forma regular e encontrar um equilíbrio entre o tempo dedicado ao repouso e ao trabalho.
No sentido de manter um bom estado de saúde e obter efeitos terapêuticos prolongados.
Artigo elaborado por Clara Ferreira (especialista em Medicina Tradicional Chinesa)