O Síndroma do túnel cárpico caracteriza-se por um conjunto de sintomas como a dormência e a dor, associada à disfunção dos nervos sensoriais e motores dos dedos, devido ao bloqueio e à pressão sobre o nervo mediano do canal cárpico, resultante de lesões traumáticas acumuladas.
Numa primeira fase, os sintomas são intermitentes e gradualmente tendem a agravar mais à noite. O mais comum é a sensação de formigueiro na região enervada pelo nervo mediano, sendo os dedos indicador e médio os primeiros a serem afectados.
Esta sensação pode irradiar progressivamente até ao antebraço causando em algumas situações fraqueza muscular.
A Medicina Chinesa, através da acupunctura é uma técnica segura e com efeitos terapêutico notórios para o tratamento do síndroma do túnel cárpico.
Cuide da sua saúde o mais cedo possível, logo que sinta os primeiros sintomas, procure ajuda de um especialista. Quando mais precoce for o tratamento mais hipóteses tem de recuperar a sua saúde e mais rapidamente.
A nível preventivo, reserve alguns minutos do seu dia para fazer alongamentos dos flexores do punho e dedos e de mobilização do nervo mediano.
Artigo elaborado por Clara Ferreira (especialista em Medicina Tradicional Chinesa)