Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, e sem efeitos secundários, a Medicina Tradicional Chinesa está documentada desde há 5 mil anos e é hoje exercida em todo o mundo.
A Medicina Tradicional Chinesa é particularmente eficaz no tratamento de dores Osteoarticulares, cansaço, fadiga, enxaquecas, cefaleias, disfunções menstruais, infertilidade, síndroma do Túnel Cárpico, sintomas de Menopausa, situações alérgicas (Rinite, Sinusite, Asma), tabagismo, doenças neurológicas, sequelas de AVC, ansiedade, Insónia, afeções da pele, excesso de peso, etc.
Na primeira consulta é feito um diagnóstico energético. O diálogo entre o profissional de saúde e o utente, com o sentir da pulsação e observação da língua, fazem parte dos crítérios de avaliação em Medicina Chinesa, permitindo elaborar a terapêutica adequada a cada situação, com o objectivo de restabelecer o equilibrio energético e a saúde.
Acupunctura
Consiste na inserção de agulhas filiformes descartáveis em pontos muito específicos do corpo, que se localizam nos Meridianos de Acupunctura. É uma terapia indolor.
Moxibustão
É uma terapia que consiste em aquecer pontos de acupunctura com um bastão de moxa feito a partir da planta “artemisis”. Tem como objetivo promover um aumento de energia Yang no ponto e meridianos tratados.
O bastão de Moxa apenas fica próximo da pele ou da agulha de acupunctura, de modo a sentir uma sensação agradável de calor ao nível do ponto pretendido. É uma das técnicas mais seguras de aplicação da moxibustão.
Reflexologia
É uma técnica específica de massagem que se caracteriza por promover um relaxamento profundo, estimulando todo o organismo a encontrar o seu equilíbrio.
A Reflexologia aliada aos conhecimentos da Medicina Chinesa potencia os seus efeitos na medida em que são estimulados não só os pontos reflexos que existem nos pés mas também os meridianos de acupunctura que passam ao longo dos membros inferiores.
A reflexologia facilita a circulação sanguínea e linfática contribuindo para a eliminação de toxinas. Estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina, que tem um efeito analgésico e está relacionada com o aspeto emocional e a regulação do sono.
Os seus benefícios fazem-se sentir a diferentes níveis: Sistema Nervoso, Sistema Respiratório, Sistema Digestivo, Sistema Circulatório, Sistema Endócrino e Sistema Imunitário.